sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quinta Sessão - Empédocles, Anaxágoras, e os Atomistas


Na próxima quarta-feira, dia 14 de Abril, realizar-se-á, às 18h no foyer do TAGV, a quinta sessão das Tertúlias, dedicadas a Empédocles, Anaxágoras e os Atomistas. Empédocles, nascido na cidade de Agrigento na Magna Grécia, é o filósofo pré-socrático com o mais extenso corpus sobrevivente - mais de 450 versos. A ele devemos a ideia dos quatro elementos - Ar, Fogo, Água, e Terra , que se combinam movidos por forças de amor ou de ódio para formar o universo.

Anaxágoras, o primeiro filósofo ateniense, substitui esses quatro elementos por outros, de número infinito, que também por sua vez constituem, por obra de um intelecto regulador (o nous), todas as coisas do mundo.

Demócrito e os atomistas por sua vez pegaram nesta ideia de multiplicidade e teorizaram que o mundo consistiria em dois elementos fundamentais: o átomo, que quer dizer indivisível, e o vazio, espaço onde a combinação de todos os átomos acontece.

A relevância das teorias destes pensadores é clara: A ciência moderna recuperou a ideia do “átomo”, apesar de no século XIX-XX se descobrir que afinal ele era divisível, justificando assim a teorização física dos pré-socráticos.

A tertúlia contará com a grata presença do TEUC, com encenação duma cena d'A Morte de Empédocles, de Hölderlin.

Por razões logísticas, esta sessão será rigorosamente pontual.

Sem comentários:

Enviar um comentário